Proposta Pedagógica – Turmas do 1º ao 3º Ano

Nosso compromisso é com a educação progressista, objetivando a adequação dos conteúdos, à participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para isso, faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais da escola provoque a reconstrução crítica do pensamento e da ação dentro da sala de aula.

Daí a importância do envolvimento e do dinamismo nas atividades desenvolvidas, proporcionando ao aluno o diálogo com os conteúdos que lhe são transmitidos e consequente construção do conhecimento. Por meio da interação em diferentes situações, o educando se apropria das ideias, previamente estabelecidas e adequadas ao seu contexto social.

O processo de construção da aprendizagem significativa requer da criança uma intensa atividade subjetiva, pois consiste em estabelecer relações entre o que ela já sabe e aquilo que é nova.

A questão central da aprendizagem significativa está no vínculo substancial das novas ideias e conceitos com a bagagem cognitiva do aluno. Cabe, ao professor o papel de mediar, na sua prática educativa, os conhecimentos que os alunos possuem, oriundos das experiências sociais, afetivas e cognitivas.

Nosso Colégio, de forma sistemática, tem a missão de planejar e organizar a sua prática educativa dentro desta perspectiva, promovendo, assim, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.

Por esse caminho, acreditamos que nossa escola visa à formação de cidadãos críticos e pró-ativos, responsáveis e que respeitem os princípios do processo de humanização.