Proposta Pedagógica – Turmas do 4º ao 9º Ano

Nosso compromisso é com a educação progressista, objetivando a adequação dos conteúdos à participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para isso, faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais da escola provoquem a reconstrução crítica do pensamento e da ação dentro da sala de aula.

No Ensino Fundamental II a prática educativa adotada no Colégio contribui para o desenvolvimento pleno do indivíduo com estímulo à pesquisa, uso de novas tecnologias para ampliar o interesse em conhecer, descobrir e aprender, além de inúmeros eventos em que os alunos convivem, interagem e crescem. As propostas de trabalho organizadas para os alunos são subsidiadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e expressam a construção de um conhecimento elaborado em contexto social, cultural que prescinde de informações com grande nível de articulação de todo o cenário atual. Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimento; o processo de aprendizagem compreende também a interação dos alunos entre si, essencial a sociabilização.

Os educadores se empenham tanto em construir conhecimentos, quanto em ensinar valores que são a base para que, no futuro, o aluno seja um adulto feliz, capacitado e consciente de seu papel na sociedade.