Educação Infantil - Proposta Pedagógica
Nosso compromisso é com a educação progressista, objetivando a adequação dos conteúdos, à participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para isso, faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais da escola provoque a reconstrução crítica do pensamento e da ação dentro da sala de aula. Daí a importância do envolvimento e do dinamismo nas atividades desenvolvidas, proporcionando ao aluno o diálogo com os conteúdos que lhe são transmitidos e consequente construção do conhecimento. Por meio da interação em diferentes situações, o educando se apropria das ideias, previamente estabelecidas e adequadas ao seu contexto social.
De acordo com Referencial Curricular Nacional, trabalhamos com dois âmbitos de experiência com diferentes eixos:
- O âmbito Formação Pessoal e Social inclui o eixo Identidade e Autonomia, refere-se à construção do sujeito, oferecendo condições para que a criança aprenda a ser e a conviver, isto é, a estar de bem consigo mesma e com os outros, em uma atitude de aceitação, de respeito e de confiança.
- O âmbito Conhecimento de Mundo refere-se à construção das diferentes linguagens e às relações que se estabelecem entre os eixos. Dá ênfase à relação das crianças com alguns aspectos da cultura e incide sobre aspectos essenciais do desenvolvimento, englobando instrumentos fundamentais para a aprendizagem: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.
Grande parte do trabalho educativo ou pedagógico é organizado levando-se em conta que a criança tem a necessidade de desenvolver sua identidade e autonomia pessoais.
De um ser, inicialmente dependente e sem conhecimento de si, a criança se constitui durante a Educação Infantil, em um ser capaz de se cuidar, se relacionar e se comunicar por meio de diferentes meios simbólicos.