Na véspera do Dia Internacional da Mulher, quando o calendário se prepara para celebrar uma data repleta de significados e desafios, o Colégio Tecnológico Delfim Moreira se enche de um clima especial. É uma época em que as paredes, antes inexpressivas e silenciosas, parecem ressoar com os ecos das histórias das mulheres que aqui passaram, e com aquelas que, todos os dias, continuam a tecer o futuro da educação e do conhecimento. Sob a atenta e cuidadosa coordenação de Raquel Tibães, uma mulher cuja sensibilidade e força reverberam em cada canto do Colégio Tecnológico , a preparação para essa data se transforma em algo muito mais do que uma simples formalidade. Torna-se um gesto profundo de reverência e reflexão, materializado na promoção de palestras que convidam nossos jovens adolescentes a repensar o papel da mulher em nossa sociedade.
Com o propósito de criar um espaço de reflexão e diálogo, a palestra da professora Silvana Isabel de Lima, docente de Sistemas de Informação na FAI, convidou-nos a olhar para o papel da mulher no século XXI. Em meio às mudanças históricas e sociais que se sucedem a cada dia, suas palavras emergiram como um convite para repensarmos os desafios e as conquistas das mulheres na atualidade, e o impacto dessas transformações em nossas próprias vidas. Paralelamente, o diretor da FAI, professor Alexandre de Franco Magalhães conduziu uma conversa com os meninos, abordando o papel do homem diante dessa temática feminina, convidando-os a refletir sobre a importância de sua atuação no processo de igualdade e respeito, e como, juntos, podem construir uma sociedade mais justa, equilibrada e promotora da valorização identitária de cada pessoa.
O significado do substantivo feminino 'mulher' se torna ainda mais valioso à medida que observamos o crescimento de cada menina que encontra abrigo e apoio em nossa instituição. Da mesma forma, o papel dos meninos nesse processo de vivência e construção de uma sociedade mais justa e igualitária nos desafia, como educadores, a proporcionar as condições e as ferramentas necessárias para que todos esses jovens possam amadurecer e se desenvolver plenamente.