O lugar e o papel do ensino de Química no

Ensino Médio

Para estar alinhado com a BNCC, o ensino de Química tem como objetivo formar cidadãos críticos e atuantes, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliam os educandos no entendimento e na intervenção em questões de sua realidade. Dessa forma, as informações e os valores desenvolvidos devem ser ferramentas empregadas no desenvolvimento pessoal dos alunos. Por isso, o ensino não deve ser feito por meio da mera transmissão de informações, mas sim visando desenvolver a capacidade dos estudantes para interagir com ambientes que frequentam, para compreender fenômenos comuns do seu dia a dia e para propor soluções a questões reais.

Nesse sentido, o professor deve ter liberdade para trabalhar temas ou projetos, levando sempre em conta a necessidade de sua interdisciplinaridade e da inserção dessas propostas no contexto sociocultural de seus alunos e do projeto político pedagógico da escola.

Pensando nisso, de acordo com a proposta pedagógica do Ensino Médio do Colégio Tecnológico, o aluno é colocado no “centro” do processo ensino-aprendizagem, almejando sempre o protagonismo, e, dessa forma, um dos temas abordados no componente curricular de Química foi o Modelo Atômico de Rutherford, também conhecido como Modelo Planetário do átomo. Os alunos Letícia Magalhães, José Francisco Aguiar, Giovana Águida Ribeiro do Valle e Vinícius Campioni, apresentaram com autonomia e segurança o tema proposto. Assim, o estudo da Química contribui para uma aprendizagem significativa, qual mobiliza conhecimentos e estabelece relações com o ambiente físico e social, ressignificando o saber escolar e abrindo as portas da sala de aula para o mundo e para a vida.

Professor mediador: Christina Telles