“O LUGAR E O PAPEL DO ENSINO DA CULTURA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO”

 A inserção de conceitos da Computação, enquanto ciência, na Educação Básica tem sido amplamente discutida no cenário mundial e entendida pela Computer Science Teacher Association (CSTA), pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2018) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [BRASIL, 2020] como fundamental para a vida na sociedade contemporânea.

As competências gerais da CULTURA DIGITAL em articulação com os objetivos da aprendizagem das habilidades específicas dos diferentes componentes curriculares foram totalmente contempladas.

As juventudes estão inseridas na Cultura Digital, nessa medida, importante ampliar e aprofundar o reconhecimento das potencialidades das tecnologias digitais para a realização de uma série de atividades em relação a uma aprendizagem significativa para todos.

Nas aulas de Cultura Digital no 1º ano do Ensino Médio do Colégio, a professora Elisa Carneiro Toledo de Magalhães adotou a prática da computação plugada, relacionando-a à inserção das tecnologias no ambiente escolar e no trabalho pedagógico, com vistas a trabalhar conceitos computacionais e utilizando-se da plataforma Code.org como referência das atividades desenvolvidas com os alunos.