A pipa e as aprendizagens informais

A brincadeira de pipa ou papagaio está em uma dupla classificação de jogos que costuma entender como “tradicionais” e “de rua”, regidos por uma lógica diferente daquela que inspira a transmissão dos conteúdos escolares, pois acontece de forma espontânea e prazerosa.

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Tecnológico participaram de um momento de descontração ao encerrarmos as atividades de Educação Física do semestre, através da confecção de pipas e puderam conhecer um pouquinho da história milenar  desse brinquedo.

Aprender a construir  uma pipa pode parecer uma tarefa simples para os leigos ou para aqueles com grande experiência. Mas não é tão simples como aparenta ser e implica certa dose de tolerância à frustração para quem deseja se submeter à experiência. O Professor Tiago de Jesus monitorou a atividade e os alunos com mais habilidades ajudaram os iniciantes e todos pegaram o jeito rapidamente. Durante o intervalo, com o vento a favor, se divertiram e brincaram, resgatando a criança que está viva em cada aluno.