O valor da empatia na educação digital – durante e depois da pandemia

Os professores vivem um momento único de aprendizado. Nesse modelo de ensino remoto emergencial, todos estão em constante aprendizagem: a escola, os pais, os alunos, os professores. Juntos, eles ressignificam suas respectivas funções.

Talvez esse não seja um ano de nossos educandos se apropriarem de todos os componentes curriculares, mas é fundamental garantirmos a eles um grande aprendizado, no qual o exercício está na constante capacidade de enfrentar o novo, desenvolvendo a autonomia, a empatia, o pensamento crítico e a criatividade. Professor Douglas Henrique Carvalho relata sua experiência com os alunos do Ensino Médio.

“Ser professor é ter a dádiva de ser pai sem nem ao menos gerar um filho. Lecionar em tempos atuais não é fácil, ainda mais sendo profissional novo no âmbito educacional, tenho somente 6 anos de profissão. Enfrentamos vários obstáculos como: desenvolver uma didática para passar o conhecimento aos alunos de forma mais fácil, problemas de relacionamentos que em todas as escolas são comuns, entre outros.

Iniciamos nosso ano letivo cheios de expectativas e força de vontade de fazer nosso melhor, porém nos deparamos com uma situação a qual, eu particularmente, nunca havia vivido, o COVID-19, com isso tivemos que repensar e replanejar, não somente nossas aulas, nossas vidas. Tivemos que adiantar um avanço tecnológico na educação que levaria ainda, no mínimo, uns 10 anos para acontecer, mas somos professores, a arte de reinventar está sempre presente em nós.

A responsabilidade imposta aos jovens atualmente é tão grande que as vezes ele acaba se perdendo, por exemplo: ele é cobrado a ter atitudes adultas mas ainda não é adulto, é cobrado a saber qual profissão seguir mas ainda não pode decidir pra onde quer ir no final de semana. A pressão psicológica é enorme e com o distanciamento social ficou ainda mais difícil, por isso é importante que o professor pratique o verdadeiro sentido da palavra “empatia”, o qual pra mim deveria ter uma conotação um pouco diferente. Não preciso viver a vida do meu semelhante pra saber de suas dores, eu posso simplesmente entender sua realidade e o ajudar da melhor forma possível. Tornar suas aulas mais leves, promover momento de conversa e descontração é essencial para este momento de aulas on-line. Pude perceber durante minhas aulas no Colégio Tecnológico Delfim Moreira que se eu separo uns 10 minutos para somente conversar, ouvi-los, promover um momento fora da realidade escolar, contar uma piada que seja, o aproveitamento das aulas foi muito melhor.

É preciso desenvolver inteligência emocional neste memento. E para você, professor assim como eu, não é errado parar um pouco, se desligar, assistir um filme, uma série, jogar videogames,  se “desconectar” do mundo e se conectar com tudo aquilo que te faz bem, afinal, como diz aquele velho e bom ditado: “Faça o que ama e não precisará trabalhar”, mas mais importante do que amar o seu trabalho é sempre encontrar motivos para continuar amando, pois como todo sentimento o amor também acaba, se não cultivado. Somos professores, somos resilientes.”

Segundo as alunas Bárbara Ribeiro Malaco Pereira e Karen Christine Ribeiro de Aguiar, ambas da 2ª série do Ensino Médio.

Estamos passando por uma situação nova e muito difícil em nossas vidas, que requer paciência e empatia em todos os aspectos. Por sermos estudantes podemos falar com convicção como está sendo complicado estudar com atual condição do ensino em nosso país. Nós estudantes estamos lidando com diversas dificuldades que emMarço vieram como consequência do ensino à distância, as quais incluem o aumento de distrações, a perda de foco, e maior dificuldade no aprendizado, sendo que algumas escolas nem aula estão tendo. No começo do isolamento social foi mais complicado manter o mesmo desempenho que nas aulas presenciais, mas com o passar do tempo, tanto nós alunos quanto os professores aprendemos a lidar com todas essas dificuldades, e com a ajuda da Plataforma Positivo ONobtivemos uma melhora na nossa qualidade de estudo. O Colégio Tecnológico Delfim Moreira desde o começo está fazendo de tudo para que seus alunos possam aprender com o mesmo ritmo e intensidade das aulas presenciais. Tendo isso em vista, só temos a agradecer aos nossos professores por todo o empenho, carinho e dedicação que estão tento com a gente.”