Matemática e a formação do cidadão

Conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais,

[...] a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa dos resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da própria capacidade para enfrentar desafios. (Brasil, 1998, p.29).

Nessa perspectiva, durante as primeiras aulas de Matemática do 9º ano, os alunos foram desafiados pela professora Silvia Raquel a montarem um quebra-cabeça com o objetivo de retomarem o conteúdo aprendido no ano anterior: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com duas incógnitas.

O desafio consistiu em montar figuras com o auxilio das sete peças de um tangram, estas podiam ser de uma cor só ou de várias cores, nelas estavam indicados sistemas de equações e suas possíveis soluções. Para tanto, o aluno precisou resolver cada sistema e, encontrada a solução, colocar a peça que tem a solução do sistema adjacente à outra em que há o sistema correspondente.