Cuidar da Saúde Emocional do Professor

Cuidar da Saúde Emocional do Professor é uma das propostas do Projeto Café Filosófico, do ENSINO MÉDIO do Colégio Tecnológico Delfim Moreira.

Quando o assunto é saúde emocional, é muito importante que o indivíduo se conheça, entenda seus limites e os efeitos da sua rotina em seu bem-estar. No entanto, a escola tem um papel importante na prevenção dos quadros de esgotamento, cansaço e estresse.

O professor pode se sentir extremamente impotente frente às demandas vivenciadas pelos alunos, e passa a levar consigo o desconforto por conhecer a realidade de cada um e não ter a possibilidade de resolver os problemas deles. Com o passar do tempo, isso pode se agravar, afinal são muitas as vivências que acabam gerando desconforto no professor. Muitas vezes, é preciso continuar a aula e dar sequência nas atividades, como se nada estivesse acontecendo, mesmo diante de sentimentos desagradáveis como a tristeza, a raiva, a angustia, o medo, a insegurança….O Projeto Saúde Emocional na escola, tem um olhar cuidadoso com os professores, abrindo um espaço à reflexão e ao acolhimento, através das dinâmicas de grupo, promovidos pela Psicóloga Joédna Gonçalves.

DEPOIMENTO DOS PROFESSORES

“Tive a oportunidade de participa da atividade do projeto saúde emocional com a psicóloga Joedna onde tive a oportunidade de relembra minha infância e adolescência foi uma experiência muito gratificante. E muito importante cuidar da saúde mental hoje em dia onde tudo é corrido e esquecemos de cuidar da nossa saúde em geral. E como profissional devemos estar sempre preparado para lidar com situações de emoções dentro da escola mais sempre com orientação de um profissional da área.” Professor Tiago de Jesus

“No dia 23 de agosto, nós professores do Ensino Médio do Colégio Tecnológico participamos juntamente com nossa coordenadora Raquel Tibães de uma terapia coletiva com a psicóloga Joedna Gonçalves que se deu na FAI, sobre o tema “Saúde Emocional do Professor.”

Foi muito interessante e prazeroso, tivemos momentos de relaxamento, com boa música, tivemos oportunidade de exteriorizarmos nossas vivências, experiências e emoções sob a orientação da excelente profissional Joedna.
Nós nos sentimos bastante à vontade para trocarmos ideias, fazer questionamentos e através de uma atividade pudemos reencontrar a criança e o adolescente que fomos um dia e que com certeza, ainda existem dentro de cada um de nós. Saímos revigorados e motivados para continuar nossa louvável missão de educadores.” Professora Adriana Magalhães Silva Leite

“O desafio profissional que enfrentamos hoje é descobrir a maneira certa para abrir mais espaço a maior expressão de nossos alunos de maneira não invasiva, nutrindo ideias de que o ambiente escolar é realmente um lugar de troca, aprendizado e crescimento. Todos os papeis dentro da escola são sem dúvida importantes na prática de conviver e nos construir como sujeito.Receber um suporte voltado para a saúde emocional dos professores e alunos contribui positivamente e fortalece nosso vínculo, refletindo assim não só no cotidiano escolar, mas em todas as áreas da vida.” Professora Fernanda Teodoro Pereira

“Conforme orientação pedagógica, eu e meus colegas professores fomos encaminhados para uma dinâmica diferente. Confesso que minha experiência, com essas dinâmicas, não foi das melhores, pois se realizam com pensamentos simplórios e mensagens que tiram de sites de meditação. Mas, naquele dia foi diferente, em poucos momentos com a psicóloga Joedna, pude perceber que seus métodos eram diferentes. De começo ela nos deixou bem à vontade, fez com que nos sentíssemos em paz e com vontade de se abrir com os colegas.
Foi relaxante, de verdade, onde colegas compartilharam momentos, que muitas vezes também temos e escondemos. Foi um mergulho dentro de nós mesmos e uma visão diferente em relação ao trabalho e aos colegas.
O encontro me surpreendeu e saí contente e com outra visão sobre sentimentos e trabalho.
Parabéns ao corpo pedagógico do Colégio Tecnológico Delfim Moreira, em especial a supervisora Raquel Tibães e a Psicóloga Joedna pela realização da atividade que deveria ser feita com mais frequência, pois nós professores já temos problemas pessoais e acabamos carregando os dos alunos e familiares também, uma hora precisamos aliviar.” Prof. Alencar Silva

“Eu achei uma experiência muito interessante pois me permitiu refletir sobre várias situações que acontecem no nosso dia a dia e das quais não estamos conscientes devido ao nosso ritmo agitado de trabalho. Acredito que seja importante, especialmente como professores, procurar informações e ter as ferramentas para afrontar as inquietudes, cada vez mais frequentes, que nossos alunos apresentam no respeito da sua saúde emocional. É por isso que acho este um projeto imprescindível que pode trazer melhorias substanciais na vida emocional da nossa comunidade escolar.” Professora Andrea Méndez