Projeto “Programando com Scratch”

Atualmente, tem-se reconhecido a necessidade de introduzir conceitos computacionais desde as séries inicias, focando principalmente no ensino da Lógica de Programação, já que a mesma pode auxiliar no desenvolvimento do poder cognitivo das crianças. “No mundo em que vivemos já não é suficiente apenas ser consumidores de tecnologias, mas é necessário saber produzi-las”,afirmam as professoras Elisa e Claudinéia.

Um dos assuntos que mais tem sido discutido sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o desenvolvimento das 10 competências que irão se articular na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores dos alunos de Ensino Básico. As novas relações de aprendizagem por meio da tecnologia ganham espaço expressivo em duas entre dez delas (Competências 4 e 5). E a partir deste contexto, o COLÉGIO TECNOLÓGICO DELFIM MOREIRA iniciou na primeira semana de abril o Curso de INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO para alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, uma iniciativa das Professoras dos Cursos Técnicos, Elisa Toledo e Claudinéia Magalhães.
Aprender de forma lúdica, esse é o lema principal da proposta, afinal, o que se aprende divertindo dificilmente se é esquecido. A plataforma SCRATCH é bastante utilizada no Brasil e no mundo para ensino de programação, pois é bem perceptível o potencial lúdico da ferramenta. Além do aprendizado com esta ferramenta as aulas também permeiam a importância do uso das novas tecnologias com ética, segurança e responsabilidade.